Metal Hero, a extinta franquia Tokusatsus que deveria voltar

Metal Hero, a franquia que deixou saudades em milhares de brasileiros

Eu, como inúmeros fãs de Tokusatsus, conheci as primeiras séries japas com os clássicos Jaspion, Jiban, Changeman, Flashman e Black Kamen Rider. Qual criança dos anos 80/90 não ficou fissurada com heróis de verdade, sem ser de desenho, enfrentando monstros malignos e impérios diabólicos que queriam dominar o planeta?

Tanto que se me perguntassem qual meu maior sonho quando tinha seis ou sete anos, eu respondia que queria ir ao Japão lutar ao lado do Jaspion, Jiraya e Changeman. Só mais tarde fui me dar conta que não tinha nenhum guerreiro afro-descendente nas séries… coisa de criança, rs.

Mas voltando ao assunto em pauta, diferente das franquias Super Sentai (dos quais Changeman, Flashman, Maskman e Goggle V faziam parte) e Kamen Rider (Black Kamen Rider e Kamen Rider Black RX), a franquia Metal Hero (Jaspion, Jiban, Jiraya, Sharivan, Metalder e etc) não vingou por muito tempo, nem no Brasil nem no resto do mundo.

Por mais que as crianças (e muitos adultos) vibrassem com O Fantástico Jaspion, Guerreiro Dimensional Spilvan e O Incrível Ninja Jiraya, aos poucos as séries pararam de ser exibidas no Brasil.

Certo, você pode dizer que a culpa é dos Power Rangers, que cativaram as crianças de 1990 aos dias de hoje. Mas o vídeo “O quer é isso, Power Rangers?“, da galera do TokuDoc, mostra que a coisa não é bem por aí.

No artigo que a Taty de Souza do Tatisatsu escreveu, “Metal Hero já foi a minha franquia preferida!”, ela ressalta alguns motivos do fim dos Metal Hero no Brasil:

1) As séries não foram exibidas dentro da sua cronologia real em que foram exibidas no Japão:
  • Pra começar, o primeiro Metal Hero exibido no Brasil foi Jaspion, em 1988, sendo que este foi a 4ª série da franquia;

2) Algumas séries não tiveram seus finais exibidos ;3) Outras foram exibidas em horários inadequados:

  • Lembro até hoje que era uma luta assistir Sharivan quando era moleque, já que passava no horário que meus pais gostavam de assistir jornal;

4) Algumas séries foram encaixadas na programação só para tapar buraco;5) A dublagem, na maioria dos casos foi precária. 

Mesmo assim, era e ainda sou apaixonado pelas séries Metal Hero. Recentemente, tive uma felicidade momentânea, de achar que os Metal Heroes Jiraya, Jiban, Janperson, Exceedraft e K-Fighter Kabuto estariam presentes no filme Super Hero Tasen Z – Kamen Rider x Super Sentai x Uchuu Keiji. Infelizmente, no filme, o que vi foi Gavan dando aos Gokaigers as Metal Hero Keys, para eles se transformarem em:
Janperson = Ahim
Jiraiya = Hakase (Don)
Jiban = Gai
Draft Redder = Marvelous
Blue Beet = Joe
Kabuto = Luka

Sinceramente, depois de Super Hero Taisen – Kamen Rider vs Super Sentai, eu esperava bem mais do filme 2. Mas, fazer o que… rs.

Com o lançamento de alguns filmes do Uchuu Keiji Gavan (Policial do Espaço Gavan), uma pequena chama de esperança apareceu nos fãs de Tokusatsus, sobre uma possível volta da franquia Metal Hero. Os filmes Uchuu Keiji Gavan The Movie”, “Gokaiger vs Gavan”, ‘Go-Busters vs Gavan” e “Super Hero Tasen Z – Kamen Rider x Super Sentai x Uchuu Keiji”, deram a impressão que a franquia voltaria com tudo.

Alguns dizem que esses filmes são testes para a volta da franquia, como por exemplo, as novas versões do Gavan, Sharivan e Shaider. Outros (como este que vos fala), acredita que um filme unindo os Kamen Riders, Super Sentai e todos os Metal Hero (não apenas os Uchuu Keiji) seria simplesmente espetacular.

No total, foram 17 séries da franquia Metal Hero (se bem que Kabutack e Robotack não são considerados Metal Hero por muitos fãs da franquia), que você confere na Lista abaixo:

1 Gavan


2 Sharivan


3 Shaider


4 Jaspion




5 Spielvan



6 Metalder



7 Jiraiya



8 Jiban



9 Winspector



10 Solbrain



11 Exceedraft



12 Janperson



13 Blue Swat



14 B-Fighter

15 B-Fighter Kabuto



16 Kabutack



17 Robotack


    Para finalizar, deixo com vocês a lista de Metal Hero exibidos no Brasil:

    • Jaspion – Rede Manchete a partir de 1988 e Rede Record a partir de 1994
    • Jiraiya – Rede Manchete a partir de 1989 e Rede Manchete / Rede TV a partir de 1998 / Rede Brasil em 2011
    • Metalder – Rede Bandeirantes a partir de 1990
    • Sharivan – Rede Bandeirantes a partir de 1990 e Rede Record a partir de 1993
    • Jiban – Rede Manchete a partir de 1990, Rede Brasil em 2010 e Ulbra
    • Shaider – TV Gazeta a partir de 1991 e Rede Globo subsequentemente no mesmo ano
    • Gyaban – Rede Globo a partir de 1991 e TV Gazeta subsequentemente no mesmo ano
    • Spielvan – Rede Manchete a partir de 1991
    • Winspector – Rede Manchete a partir de 1994
    • Solbrain – Rede Manchete a partir de 1995
    Espero sinceramente que a Toei reconsidere e volte a investir na franquia Metal Hero. Logo vocês encontrarão material dessa franquia aqui no Universo Tokusatsus.

    Um pequeno pedido a você que leu este post



    Se você gostou do texto, ajude a compartilhar nas redes sociais. Se tem algo a acrescentar, use os comentários. Se quiser criticar também!

    Curta-nos no Face, Siga-nos no Twitter e Google +!!! Assine nosso Feed e fique por dentro de tudo que rola aqui no Universo Tokusatsus!!!

    Digite seu email:

    E assine nosso Blog

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

    Google photo

    Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

    Connecting to %s